terça-feira, 22 de maio de 2012

Inspirada pela Gestalt

Salvador Dali, Gaia - As partes formando um todo

Continuo minha caminhada de descoberta pelo universo da Gestalt (a Psicologia da Forma) e da Gestalt Terapia criada por Fritz Pearls, coisas diferentes que se complementam lindamente. Fascinada pela obra de Pearls e pela visão de mundo proposta por esta corrente da Psicologia. Talvez tenha encontrado meu pedacinho de chão no "solo fragmentado da Psicologia", mas ainda é cedo pra dizer isso, muito estudo e leituras ainda me aguardam! Assim que estiver preparada, escrevo mais sobre a diferença dos dois campos que citei acima. Por hoje, fica a Oração da Gestalt, que achei no livro maravilhoso de Pearls, "Gestalt Theory Verbatim", (disponível para visualização e impressão no Google Books):


"Eu sou eu, você é você
Eu faço as minhas coisas e você faz as suas coisas
Eu sou eu, você é você
Não estou neste mundo para viver de acordo com as suas expectativas
E nem você o está para viver de acordo com as minhas
Eu sou eu, você é você
Se por acaso nos encontramos, é lindo.
Se não, não há o que fazer."
 
Fritz Pearls, 1969

Para ler mais sobre o significado da Oração da Gestalt e outras coisas interessantes sobre Gestalt Terapia, clique aqui.

                                            "Be as You Are", Fritz Pearls

Nenhum comentário:

Postar um comentário