quinta-feira, 23 de maio de 2013

Girl's Power



"O auto-conhecimento não é garantia de felicidade, mas está ao lado da felicidade e pode fornecer a coragem para lutar por ela." 

Essa frase de Simone de Beauvoir traduz fielmente meu  momento atual, onde a busca por mais saber, pelo que me move e me encanta, tem sido constante e tem me feito muito, muito mais feliz!

Além de todos os questionamentos que as leituras e as experiências da faculdade normalmente me provocam, tenho me debruçado sobre as questões do feminino, do feminismo enquanto busca por condições e oportunidades igualitárias para as mulheres, em todos os sentidos. Ah, já posso ouvir as críticas: "mas essa tecla é tão batida, hoje em dia as mulheres tem direitos iguais aos homens e conquistaram muitas de suas reivindicações". Será??

Em todos os lugares mulheres continuam sendo estupradas e culpadas por isso, continuam sendo vistas como objetos, continuam recebendo salários menores que os homens, apesar de comprovadamente terem níveis educacionais superiores, continuam sem creches públicas de qualidade, ou sem creches nos seus locais de trabalho, continuam sendo julgadas e medidas pela sua aparência ou por seus hormônios flutuantes...

É importante para mim, como mulher e pessoa, ler, refletir e discutir sobre tais questões, e tentar encontrar formas de lutar para que todas as mulheres tenham condições de enxergar seu valor e seu lugar no mundo, tentar ultrapassar as barreiras impostas pela "mística do feminino" construída socialmente e descobrir que seu lugar é onde elas quiserem estar, seja trabalhando, sendo donas de casa, universitárias, doutoras, cientistas ou astonautas. Acho que é meu dever pensar e discutir tais questões, para poder ao menos oferecer à minha filha melhores oportunidades, reais oportunidades de ser o que quiser!

Esse mini post foi só um "desabafo", em outros estarei discutindo mais profundamente essas questões e trazendo comentários sobre minhas leituras e reflexões a respeito do assunto.

Por ora, MENINAS SUPERPODEROSAS, continuem lutando...


Um comentário: