sábado, 3 de setembro de 2011

Vamos filosofar?

Para conseguir entender de verdade as muitas leituras que estamos fazendo neste semestre, achei importante continuar estudando Filosofia, pois através do entendimento desta podemos  nos aprofundar mais nos saberes da psicanálise e das diversas linhas da psicologia que estamos estudando.

Não me chamo Sofia nem Filo, mas gosto de pensar que sou amiga do saber, apesar de estar longe de compreender esse campo tão vasto!
Nessa busca de conhecimento encontrei uma aliada e tanto, a professora Marilena Chauí, que já escreveu diversos livros sobre o assunto! Seu livro “Convite à Filosofia” tem sido meu companheiro diário (entre leituras de Freud, Deleuze, Foucault, Bergson, Husserl  e outros), tenho recorrido toda hora ao livro dela pra esclarecer as questões que não ficaram claras pra mim, e quase sempre encontro respostas. Então, resolvi convidar vocês a viajarem comigo um pouquinho pelos caminhos da Filosofia, através da leitura da Unidade 4 deste livro, que trata do Conhecimento.

Nos  próximos posts estarei transcrevendo alguns capítulos que achei muito interessantes e que, com certeza, podem ajudar a entender melhor uma série de conceitos que estamos trabalhando em sala de aula, em várias disciplinas.

A leitura é fácil, pois a Dra. Marilena escreve de uma forma super didática e acessível, me pergunto por que os professores não nos indicam esse livro antes de começar a ler coisas mais “densas” no primeiro período... Acho que a resposta é que a maioria das pessoas teve Filosofia no Ensino Médio, e esse livro é destinado a estes estudantes. Mas será que estudam mesmo?? Ou será que entendem?? No meu tempo de Magistério no Ensino Médio, a disciplina de Filosofia não era obrigatória, existindo em algumas escolas apenas. Eu tive a sorte de ter uma professora de Fundamentos da Educação que achava ser a Filosofia essencial na formação de um professor, e que nos indicou muitas leituras nessa área, mas isso não era a regra na época.

Bem, fica aqui o convite, a todos que se interessarem pelo assunto, não percam as próximas atrações do Scientia de Anima! Agora, deixo a Prof. Marilena falar sobre por que estudar Filosofia!

Dra. Marilena Chauí, Professora de Filosofia Política e História da Filosofia Moderna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo

“(...) Afinal, para que a Filosofia? É uma pergunta interessante. Não vemos nem ouvimos ninguém perguntar, por exemplo, para que a matemática ou física? Para que a geografia ou geologia? Para que história ou sociologia? Para que biologia ou psicologia? Para que astronomia ou química? Para que pintura, literatura, música ou dança? Mas todo mundo acha muito natural perguntar:  para que Filosofia?”

“Qual seria, então, a utilidade da Filosofia? Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às ideias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história, for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se dar a cada um de nós e a nossa sociedade os meios para que sejam conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes.”
Convenceu você?? A mim, sim, muito!!!  Let’s  study!

Referência Bibliográfica: CHAUÍ, Marilena. "Convite à Filosofia". Rio de Janeiro. Editora Ática. 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário