quinta-feira, 17 de maio de 2012

Neruda sempre!

"Algún día en cualquier parte, en cualquier lugar indefectiblemente te encontrarás a ti mismo, y ésa, sólo ésa, puede ser la más feliz o la más amarga de tus horas."

 

Não sei se já declarei aqui o meu amor incondicional pelo Neruda, acho que não, pois não é bem esse o foco do blog, falar das minhas preferências estéticas. Mas então, pode ser! Já que ultimamente tenho buscado tanto a poesia pra me expressar, pra me consolar, pra me inspirar, resolvi dividir com vocês um pouco disso...

Amo muito poesia, e vários poetas fazem parte da minha vida, já citei aqui o Fernando Pessoa, acho que um dos top 5 da minha lista. Mas ultimamente o Neruda tem estado na minha cabeceira, "Cem Sonetos de Amor" e "Canto General", no original em espanhol. E é uma delícia abrir uma página aleatoriamente e descobrir uma pérola que alegra o meu dia ou simplesmente me faz pensar. Alimento para a alma.

Pra quem gosta de Neruda, tem um milhão de sites e blogs dedicados à ele na internet. Eu tenho acompanhado pelo Facebook essa página aqui, que gosto muito e me dá doses homeopáticas diárias de excelente poesia... Em outra oportunidade, falo mais de como esse amor pelo grande poeta chileno começou... Por ora, só a poesia mesmo, e basta!


"quero apenas cinco coisas...
Primeiro é o amor sem fim
A segunda é ver o outouno
A terceira é o grave inverno
Em quarto lugar o verão
A quinta coisa são teus olhos.
Não quero dormir sem teus olhos...
Não quero ser... sem que me olhes.
Abro mão da primavera para que continues me olhando." 






"Se não puderes ser um pinheiro, no topo de uma colina,
Sê um arbusto no vale mas sê
O melhor arbusto à margem do regato.
Sê um ramo, se não puderes ser uma árvore.
Se não puderes ser um ramo, sê um pouco de relva
E dá alegria a algum caminho.

Se não puderes ser uma estrada,
Sê apenas uma senda,
Se não puderes ser o Sol, sê uma estrela.
Não é pelo tamanho que terás êxito ou fracasso...
Mas sê o melhor no que quer que sejas."







Sites interessantes sobre Pablo Neruda:


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário